NOTÍCIA
Alíquota de Imposto de Importação sobre fibra óptica mais que triplica
Na quinta-feira, 17 de outubro, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior do Governo Federal aprovou uma alteração no imposto de importação de diversos produtos. A pedido da Prysmian Cabos e Sistemas do Brasil S/A, a decisão aumentou o Imposto de Importação dos cabos de fibra óptica de 11,2 por cento para 35 por cento pelos próximos seis meses, o que representa uma alíquota 212 por cento maior. Já na matéria-prima fibra óptica (Fibras ópticas, com diâmetro de núcleo inferior a 11 micrômetros- mícrons), utilizada para fabricação dos cabos no país, o aumento foi de 264 por cento em relação ao que era praticado anteriormente.
A decisão impacta diretamente no aumento do custo de instalação dos clientes de provedores de internet e, consequentemente, no custo dos serviços de internet para o consumidor final brasileiro. Isso porque, a estimativa é de que o aumento represente cerca de 20 por cento de reajuste nos preços, ao provedor de internet, nas novas compras de cabos para suas instalações e expansões de rede.
A longo prazo, a medida poderá levar a um atraso tecnológico no Brasil. Uma vez que os milhares de provedores de internet, que constroem suas redes em todos os estados e em praticamente todas as cidades do território nacional, terão seu custo elevado imediatamente, diminuindo a oferta de conectividade no interior do país, o que é fundamental para a comunicação nacional.