NOTÍCIA
OIW amplia atuação regionalizada e abrirá unidade em Cuiabá

Através de mais uma ação visando a qualificação dos seus serviços e atendimento aos clientes, a OIW iniciou o processo para abertura de uma nova Fábrica e Centro de Distribuição em Cuiabá, Mato Grosso.
Mesmo em um cenário de arrefecimento econômico generalizado, a empresa amplia seus negócios e investe na geração de empregos. Utilizando as possibilidades de logística oferecidas pelo Porto Seco de Cuiabá, a companhia busca reduzir custos e prazos de entrega para os clientes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.
No dia 24 de junho, o Coordenador de Desenvolvimento e Expansão da OIW, Luciano de Souza Araújo, e o Gerente Industrial Corporativo, Ronaldo Balista, reuniram-se com Guilherme Almeida, proprietário do imóvel onde será instalada a nova unidade, para formalizar a assinatura do contrato.
Projeto
Com o amplo espaço do local, as possibilidades de utilização pela OIW vão além da distribuição de cargas. “A filial MT vai contar com um galpão de 3.200 m² e 200 m² de área administrativa”, destaca Luciano.
A área total é a maior dentre as unidades da empresa e permite uma grande área de estoque, além de linhas de produção para os produtos eletrônicos fabricados pela empresa.
“Ainda estamos estudando o formato da filial, se será apenas de centro de distribuição ou se teremos fabricação local também”, complementa.
Planejamento e geração de empregos
Com o avanço dos planos, a empresa, que, atualmente, conta com cerca de 150 funcionários, espera também gerar empregos na região. A quantidade de colaboradores está ligada ao estudo das atividades desenvolvidas na unidade.
Segundo o Coordenador de Desenvolvimento e Expansão, as tratativas para a locação do espaço em Cuiabá tiveram início ainda em abril, quando os contatos com o Porto Seco e com a Secretária de Desenvolvimento Econômico de MT começaram a ser realizados.
O projeto, contudo, nasceu no ano passado, como parte da estratégia de expansão da empresa. “Estamos focando nos clientes do estado (MT), do Norte e do Centro-Oeste, oferecendo, para estas regiões, uma logística mais eficiente e com custo menor”, explica Luciano.
Para alavancar as vendas
Roberto Ferreira, diretor da OIW, explica o planejamento da empresa: “A nova unidade faz parte de um plano de expansão para os próximos anos e deverá ampliar nossa atuação nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, com o diferencial de reduzir o prazo de entrega aos clientes”.
Ele acrescenta que o grande desafio nessas regiões é a logística. “Acreditamos que essa unidade mais próxima vai alavancar nossas vendas na região, que vêm crescendo ano a ano, aliada à necessidade e franca expansão das redes de conectividade dessa região do país”, observa.
Diretor Comercial da OIW, Eduardo Bellizia destaca que as regiões Norte e Centro-Oeste contam com 1.177 clientes provedores, segundo levantamento da Anatel. "Hoje, temos um market share de 24,4%. Com a agilidade de logística que teremos no Norte e com menos barreiras tarifárias na região Centro-Oeste, a expectativa é aumentar esse market share em, pelo menos, 50%, após um ano do início da operação no Mato Grosso", conta.
"Além disso, é possível apoiar, ainda mais, os nossos distribuidores locais, através da agilidade logística e de condições comerciais mais flexíveis", ressalta.
"É muito gratificante ver uma empresa com 18 anos de mercado chegar no porte que chegamos e com perspectivas excelentes de crescimento, mesmo num cenário tão adverso da economia do Brasil e do mundo nesse momento”, comenta o diretor da OIW, Fabricio Ferreira.
Preparação já começou
No mesmo dia da assinatura do contrato, a OIW reuniu-se com servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do MT. A pauta do encontro foi a apresentação da empresa, sua missão e valores, bem como o detalhamento do projeto da filial de Mato Grosso.
“Nesta reunião, recebemos total apoio do Estado, informamos nossas demandas, nossos objetivos e demais informações do projeto”, conta Luciano.
Com a consolidação da parceria em Cuiabá, as ações de preparação do espaço já começaram. A expectativa da empresa é começar as atividades até a segunda quinzena de agosto.
Mais expansões
A abertura de uma nova unidade em Mato Grosso representa o quinto estado com participação direta na geração de emprego pela OIW, que já possui filiais em São Paulo, Bahia e Minas Gerais, além da Matriz, no Rio Grande do Sul. Os planos de expansão, contudo, continuam.
“Já temos estudos bem adiantados para outro Estado”, aponta Luciano. Entretanto, em razão dos impactos da Covid-19, as tratativas estão momentaneamente paralisadas.
Após a finalização do projeto em Cuiabá e com a melhora da situação sanitária do país, a empresa dará início ao projeto de outra unidade.